NOTÍCIAS
    09 NOV
    Conheça o Método Reflexivo-consciencial


  • Conheça os pilares


    Seu Email:
    Enviar Para:
    Mensagem:
    No livro Momentos de Harmonia, mensagem Projetos Iluminativos, psicografia de Divaldo Pereira Franco, a Mentora Joanna de Ângelis faz uma proposta para que implementemos projetos iluminativos. Vejamos um pequeno trecho da mensagem:

    [...]

    Ciência experimental, por sua vez, o Espiritismo faculta a contribuição das diversas ciências que se associam para a grande realização do ser imortal.

    A fim de dar prosseguimento ao elevado mister de libertar o homem das suas paixões primitivas, fazem-se necessários projetos iluminativos que atualizem os conceitos imortalistas, em face da extraordinária contribuição das doutrinas científicas contemporâneas. (Grifos nossos)

    A base para um Projeto Iluminativo, são as Leis Divinas que estão na consciência de cada Espírito. Somos convidados a investigar essas Leis e praticá-las por meio das virtudes cristãs, conforme as referências claras que temos em O Livro dos Espíritos nas perguntas 614, 619 e 621. 

    Na questão 627 quando Allan Kardec pergunta: Uma vez que Jesus ensinou as verdadeiras leis de Deus, qual a utilidade do ensino que os Espíritos dão? Terão que nos ensinar mais alguma coisa?
     
    Os Benfeitores da Humanidade respondem: 

    “Jesus empregava amiúde, na sua linguagem, alegorias e parábolas, porque falava de conformidade com os tempos e os lugares. Faz-se mister agora que a verdade se torne inteligível para todo mundo. Muito necessário é que aquelas leis sejam explicadas e desenvolvidas, tão poucos são os que as compreendem e ainda menos os que as praticam. A nossa missão consiste em abrir os olhos e os ouvidos a todos, confundindo os orgulhosos e desmascarando os hipócritas: os que vestem a capa da virtude e da religião, a fim de ocultarem suas torpezas. O ensino dos Espíritos tem que ser claro e sem equívocos, para que ninguém possa pretextar ignorância e para que todos o possam julgar e apreciar com a razão. Estamos incumbidos de preparar o reino do bem que Jesus anunciou. Daí a necessidade de que a ninguém seja possível interpretar a lei de Deus ao sabor de suas paixões, nem falsear o sentido de uma lei toda de amor e de caridade.” (grifos nossos)

    Desenvolvemos no âmbito do Projeto Espiritizar o método reflexivo-consciencial, com o objetivo de investigar as Leis, de forma a despertar a vontade de aplicação dos conceitos profundos ensinados pela Doutrina Espírita, que se fundamenta nas próprias Leis Divinas presentes em nossas consciências.

    A reflexão é uma ferramenta que temos para acessar as Leis Divinas. Há uma crença popularizada, muito presente no Movimento Espírita, de que para se lidar com as questões espirituais é preciso ser uma pessoa boa. Inverteu-se o processo. Na verdade, para que alguém se torne uma pessoa que manifeste virtudes como a bondade, por exemplo, é necessário realizar uma ação, que é refletir sobre os postulados da Doutrina Espírita na própria vida, de modo a investigar o funcionamento das Leis Divinas para praticá-las por meio do exercício constante das virtudes. Somente assim a pessoa tornar-se-á gradualmente virtuosa.

    Portanto, a implementação de Projetos Iluminativos com base no método reflexivo-consciencial tende a produzir médiuns, escritores, expositores, evangelizadores, atendentes fraternos etc. em sintonia com os Espíritos superiores que estão incumbidos de preparar o reino do bem que Jesus anunciou, conforme a resposta acima. 

    Esse esforço tem como objetivo tornar o Movimento cada vez mais espírita, fiel ao Projeto Iluminativo de Jesus e às bases kardequianas.

    O método reflexivo-consciencial é baseado em quatro pilares:

    1 – Consciencial: objetiva estimular diretamente a consciência, convidando-nos a investigar as Leis Divinas nela presentes, para auxiliar o Espírito imortal encarnado a se tornar um Ser Consciencial, conforme os Espíritos superiores ensinam na questão 619¹  de O Livro dos Espíritos.

    Esse pilar tem como objetivo estimular uma habitualidade de se utilizar as Leis Divinas em nossas vidas. Todas as atividades educativas das instituições espíritas devem abordar as Leis Divinas, tais como a Lei de Amor, Justiça e Caridade; a Lei de Liberdade; a Lei de Responsabilidade; a Lei de Causa e Efeito; a Lei de Misericórdia; a Lei de Sociedade; a Lei de Solidariedade; a Lei do Dever etc., de modo prático para que não apenas as conheçamos teoricamente, mas nos sintamos estimulados a praticá-las em nossas vidas.

    2 – Conhecimento com base no pensamento reflexivo-consciencial: objetiva fomentar reflexões que nos estimulem ao conhecimento da Verdade libertadora, ou seja, as Leis Divinas, pelo estudo reflexivo do Evangelho de Jesus, das obras kardequianas e subsidiárias idôneas, de modo que reflitamos sobre o significado dessas Leis em nossas vidas.

    3 – Estimular a prática das virtudes: as reflexões conscienciais devem convidar as pessoas a um profundo afeto pelas Leis Divinas, de modo a que elas sintam vontade de amá-las, respeitá-las e vivenciá-las pelo desenvolvimento das Virtudes Cristãs em si mesmas.

    4 – Estimular a aplicação do conhecimento: objetiva abordar como aplicar o que se estuda na própria vida, de modo que haja um sentido existencial e consciencial nos estudos reflexivos, visando à superação, por meio da Verdade, dos três níveis de ignorância: a de não saber a Verdade; a de não sentir a Verdade e a de não vivenciar a Verdade.

    Este pilar tem como base as questões 919 e 919a de O Livro dos Espíritos que tratam de um método prático para melhorarmos a nós mesmos por meio do autoconhecimento.

    O método reflexivo-consciencial orientado pelos Mentores do Projeto Espiritizar tem esse enfoque de trazer as questões de maneira prática, de modo a que os interessados na autotransformação possam refletir a melhor maneira para poderem realizá-la.
     
    Este método evitará o discurso fragmentado, no qual se reproduz conceitos profundos de maneira superficial e/ou conceitos superficiais de maneira pseudoprofunda. Isso desperta curiosidade sobre os conceitos, mas sem propiciar a autotransformação.

    O Projeto Espiritizar tem sistematizado, em suas obras, cursos, seminários, palestras etc., esse método, de modo a auxiliar o Movimento Espírita a construir a mentalidade reflexiva nos Centros Espíritas e, principalmente, dentro da própria vida de cada espírita. É isso que vai fazer a grande diferença na hora em que as provações e expiações da vida aparecerem, na qual estivermos sendo convidados a tomar decisões. É nesse momento que o pensamento reflexivo vai nos ajudar, porque saberemos agir com consciência, tendo como base as Leis de Deus.

    O objetivo é o de transformar o Centro Espírita em um local de promoção do Espírito imortal. Hoje, há uma preocupação com o conhecimento cognitivo da Doutrina Espírita, em que as pessoas vão ao Centro para aprender o que é reencarnação; o que é imortalidade da alma; o que é mediunidade; o que é a pluralidade dos mundos habitados etc. Enfim, para aprender muitas questões, contudo, somos convidados a fazer uma sistematização para a aplicação desse conhecimento na própria vida. Por exemplo, sobre o que fazemos com todos esses ensinamentos quando passamos por um momento de expiação dolorosa.

    Não basta conhecer os postulados espíritas, se não soubermos como conectá-los com o sentido da vida, sobre o que cada postulado significa para o nosso melhoramento e para a nossa felicidade. O conhecimento fica só no campo cognitivo.

    Por isso, o ponto central do Projeto Espiritizar é o de contribuir com essa mentalidade reflexiva, oferecendo um método para a construção da consciência do Espírito imortal. Entendemos que há uma necessidade do conhecimento dos postulados que a Doutrina Espírita apresenta e que foram estruturados por Allan Kardec nas obras básicas, mas, principalmente, refletir que a finalidade da Codificação Espírita em nossas vidas é a de que nos tornemos pessoas mais conectadas com as Leis, e, em virtude disso, mais amáveis e felizes.

    É fundamental refletir que são duas dimensões do pensamento: saber o que é algo nos preenche de informações; saber o sentido disso em nossas vidas nos preenche de propósito. Havendo um propósito, transformamo-nos, porque sabemos o motivo pelo qual realizar essa transformação.
     
    ___
     
    ¹  A todos os homens facultou Deus os meios de conhecerem Sua lei? “Todos podem conhecê-la, mas nem todos a compreendem. Os homens de bem e os que se decidem a investigá-la são os que melhor a compreendem. Todos, entretanto, a compreenderão um dia, porquanto forçoso é que o progresso se efetue.”
     
    ___
     
    Clique aqui e saiba mais sobre o Projeto Espiritizar.
mais notícias:
  • O Plano de Trabalho para o Movimento Espírita (CFN/FEB) e o Projeto Espiritizar
    Fazendo jus ao seu compromisso com a Verdade, com a Codificação kardequiana e com o Evangelho de Jesus, a Federação Espírita do Estado de Mato Grosso (Feemt) vem a público oferecer novos esclarecimentos sobre [..]
  • Feemt promove terceiro módulo de seminário sobre a liderança espírita
    "Liderança Espírita-cristã - Módulo 3: Transformando as Instituições Espíritas em Laboratórios Morais" é o tema do novo seminário da Série Qualificar do Projeto Espiritizar que a Feemt - Federa [..]
  • As instituições espíritas e a mudança de paradigma
    As instituições espíritas estão sendo convidadas neste início de século a uma mudança de paradigma. A diretoria da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso (Feemt) tem feito esforços para promover es [..]
  • Saiba o que é um Projeto Iluminativo
    O Espiritismo compreendido hoje na sua base doutrinária oferece-nos os conhecimentos e as informações fundamentais para a aquisição de um pensamento consciencial diante das questões da vida. Um Projeto Il [..]
  • Mentora Joanna de Ângelis sugere que o Movimento Espírita implemente Projetos Iluminativos
    No livro Momentos de Harmonia, mensagem Projetos Iluminativos, psicografia de Divaldo Pereira Franco, a Mentora Joanna de Ângelis faz uma proposta para que implementemos projetos iluminativos. Estudemos a mens [..]
  • Seu Nome:
  • Seu E-mail:
Editora Espiritizar - Desenvolvido pela Williarts Internet - Todos os direitos reservados. ©2017